quinta-feira, outubro 28, 2010

Aldeia da roupa ás cores

Não sendo a mais perfeita das fotos, em termos técnicos, captou um momento único. Pelo menos para nós, que num passeio ao Norte, ali para os lados de Santa Catarina, passamos por um grupo de crianças que animadas numa cantoria e risos, levavam na cabeça panelas e alguidares com comida para as mães que se encontravam no leito do rio na sua interminável tarefa de lavar roupas.
Em São Tomé é muito frequente ver as mulheres a lavar roupas nos rios e a secar as mesmas na berma da estrada em cima da erva. Este acto, embora revele uma preocupação com a limpeza e higiene, acaba por ter os seus efeitos adversos, já que em muitos casos a captação da água que alimenta os fontanários públicos é feita a jusante dos locais de lavagem de roupa.

domingo, outubro 24, 2010

Belmonte


Durante uma estadia de duas noites na Covilhã, em final de Verão, ainda com dias maravilhosos e noites agradáveis e após cumprir o obrigatório ritual de subir à Torre, comprar o queijo e tirar montes de fotos, aproveitamos a proximidade da aldeia histórica de Belmonte a fim de almoçar.
Chegamos já próximo do meio-dia, deu ainda tempo de visitar o castelo e sair ao mesmo tempo que era anunciado que o monumento ia fechar para hora do almoço.
Impunha-se encontrar um restaurante, logo ao lado do castelo há um restaurante, mas decidimos embrenharmos-nos pelas pitorescas ruas de Belmonte, onde demos com um pequeno, mas acolhedor restaurante chamado "As Ferreirinhas".
Entramos e fomos recebidos com simpatia pela Dona Julia, que nos serviu uns deliciosos bifes de alcatra.
Estavam repostas as energias para continuar a explorar as ruas cheias de encanto desta antiga aldeia de Belmonte.

quinta-feira, outubro 21, 2010

Praia Gamboa

As idas à Praia Gamboa, uma pequena aldeia de pescadores, entalada entre o aeroporto e o mar, tornadas frequentes pela necessidade de comprar o polvo e o choco que o Castro nos vendia, eram sempre um motivo de satisfação. Para nós e para as crianças que por ali brincavam.
Nunca pediam nada e nem se escusavam a ter o seu retrato tirado, adoravam quando eram fotografas e mais ainda quando reviam as fotos no LCD da máquina.
Tiramos centenas de fotos às crianças que nunca regatearam um sorriso ao passarinho.
Esta foto, foi uma das que saiu mal, um erro na configuração da máquina arruinou uma bela foto, que acabou por ser regatada por esta conversão para Preto e Branco.

quarta-feira, outubro 20, 2010

Gazeta

Juntamente com mais 3 ou 4 miúdos, observava atentamente o nosso trabalho. Nunca cheguei a saber o nome dele, também nunca perguntei. Apenas perguntei o que fazia ali e porque não estava na escola, visto ser dia e hora de estar na escola, com a maior da naturalidade respondeu que estava a chover e que não iam para a escola em tempo de chuva.
Compreende-se, a distancia a ser percorrida a pé eram cerca de 8km e se na ida para a escola era sempre a descer, o regresso seria todo a subir.
Como todas as crianças daquela terra não se importou de ser fotografado e ainda bem.

Nada

É o que me ocorre dizer neste momento. Obrigado pela atenção dispensada.